domingo, 7 de dezembro de 2008

É tempo de Natal!... Mas Jesus Cristo nasceu mesmo em 25 de dezembro?





A palavra “Natal” tem origem do latim ‘natális’ que significa nascer, como adjetivo, significa local onde aconteceu o nascimento de alguém. Hoje, o Natal é uma festa cristã que comemora o nascimento de Jesus Cristo.
Mas Cristo nasceu mesmo em 25 de dezembro?
Este vocábulo não aparece na Bíblia, e também não foi utilizado pelos primeiros apóstolos. A “festa de Natal” teve origem na Igreja Católica Romana a partir do século IV, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo. É fato que o Natal não foi observado pelos primeiros cristãos, durante os primeiros duzentos ou trezentos anos desta era.
Com certeza, Jesus não nasceu em 25 de dezembro! Segundo a bíblia, em Lucas 2:8 diz: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.” Dezembro é tempo de inverno. Costuma chover e nevar na região da Palestina (Confira na Bíblia em Cantares de Salomão 2:11 - Esdras 10:9-13 ). Conseqüentemente, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite. Naquela região, as primeiras chuvas costumam chegar aos meses de outubro e novembro. Durante o inverno os pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco... Eles só permanecem guardando as ovelhas ao ar livre durante o verão! Certamente, Jesus Cristo não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo!
A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida.
A origem da comemoração em 25 de dezembro tem haver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol” que seguia a Saturnália onde os Romanos comemoravam as férias de inverno, em homenagem a Saturno o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno e costumavam lembrar também a Deusa Ceres que representa a agricultura e a fertilidade.
Essas festividades pagãs eram acompanhadas de bebedices e orgias… e eram tão populares na Roma que a Igreja Católica Romana não viu alternativa se não a de santificar o dia.
A comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no dia do Solstício do Inverno.
Diga-se de passagem que visto que Jesus viveu trinta e três anos e meio e morreu entre 22 de março e 25 de abril, ele não poderia realmente ter nascido em 25 de dezembro.
Mas já que a data foi instituída e a um longo tempo estamos comemorando o nascimento de Cristo em 25 de dezembro, e desconhecemos a data exata do acontecimento, então o que vale é a intenção!
Vamos celebrar como se fosse este o dia em que Deus veio ao mundo e inaugurou uma nova vida entre nós. Este é o motivo da nossa festa, a chegada do amor de Deus ao mundo.
Então, um Feliz Natal para todos!

Camila Patrícia Milani


Nenhum comentário: